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BENEFÍCIOS DA CASTANHA

Sabia que…. a castanha servia de forma de pagamento de rendas no século XIII? Outono é altura de ouvir nas ruas, quentes e boas!… Celebra-se o Dia de S. Martinho cuja tradição manda realizar o magusto, comer castanhas e provar o vinho. Tal como diz o ditado: Dia de S. Martinho: lume, castanhas e vinho. O castanheiro (Castanea sativa Miller) é uma árvore oriunda da Ásia Menor, que tem sido cultivada desde tempos imemoriais. Foi trazido para a Europa pelos Gregos e pelos Romanos e, posteriormente levado para o Novo Mundo. Na Idade Média, os castanheiros eram conhecidos como a árvore do pão, pois o seu fruto, a castanha, era um alimento rico e um importante meio de subsistência. Antes da chegada à Europa da batata e do milho, a castanha (e/ou a sua farinha) desempenhava um papel importante na alimentação: quando escasseavam os cereais este fruto era o alimento base dos mais desfavorecidos. No nosso país existem referências históricas ao facto da castanha ter servido como forma de pagamento de rendas no século XIII. Do ponto de vista nutricional, as castanhas são um verdadeiro tesouro nutricional, mas infelizmente desconhecido para a maioria e também para os profissionais de saúde. Alimento milenar, a castanha representa bem a ligação do homem com a tecnologia, pois para que os nutrientes da castanha ficassem mais acessíveis, com melhor sabor e digestibilidade, foi necessário aquecê-la, cozendo ou assando, por exemplo. Por que razão deve comer Castanhas Os hidratos de carbono presentes na castanha possuem dois tipos de amido, amilase e amilopectina. O primeiro é responsável por fornecer energia e o outro por efeitos positivos sobre as funções do intestino. Estes polissacarídeos permitem o desenvolvimento da flora intestinal e a produção de cadeias de ácidos gordos de cadeia curta. Se a este facto, adicionarmos as substâncias indigestas (fibra) que estimulam a presença de bactérias probióticas benéficas no intestino, do género Bifidobacterium e Lactobacillus, encontramos na castanha os processos ideias para se reduzir a inflamação e as enzimas bacterianas fecais que podem estar na génese de alguns cancros do intestino. A presença de fibra pode ainda contribuir para a regulação dos níveis de colesterol e da resposta de insulina. Mas o interesse da castanha não se reduz a estes aspectos funcionais. A castanha é uma boa fonte de nutrientes, nomeadamente vitaminas, minerais e compostos químicos protetores das células. Das vitaminas presentes na castanha é de realçar a grande quantidade de vitamina C, habitualmente presente nos frutos cítricos, mas que aqui ganha importância, em especial para as populações do interior e durante o inverno. Quanto aos minerais, a castanha fornece quantidades apreciáveis de cálcio, ferro, magnésio, potássio, fósforo, zinco, cobre, manganésio e selénio. Benefícios para a saúde A castanha possui ainda diferentes fitoquímicos, nomeadamente, luteína, zeaxantina, e diversos compostos fenólicos que são importantes anti-oxidantes e protetores celulares. Excelentes para manter ou melhorar a visão e actuar em casos de degeneração macular. Contém um teor assinalável de sais minerais, o que torna este fruto particularmente interessante para os desportistas: é abundante em potássio (530mg/100g) e em ferro, minerais essenciais no exercício físico intenso. Contém ainda magnésio: 100g de castanhas asseguram 10 a 15% das necessidades diárias deste nutriente, especialmente em situações de fadiga e stress. Por não conter glúten, essa oleaginosa atende ao grupo dos portadores da doença celíaca, já que a farinha de castanha é uma alternativa saudável em substituição ao trigo e outros farináceos que possuem glúten. Por proporcionar diversos benefícios à saúde, é interessante incluir o consumo da castanha portuguesa na alimentação, já que combate os radicais livres, retarda o envelhecimento precoce e ainda possui aminoácidos essenciais, lipídos de boa qualidade e quantidades significativas de fibra e minerais, com destaque para o ferro. É um alimento benéfico para pessoas que sofram de problemas do fígado e dos rins, sendo por vezes recomendada para a gota. Devido ao seu elevado valor nutritivo é um alimento útil em casos de convalescença. Chamo a atenção de, contudo ser contra-indicada aos diabéticos, se consumida em exagero. Muitas pessoas notam ainda que quando consomem a castanha crua ou assada lhes provoca flatulência. Esta condição pode ser reduzida se cozer a castanha juntamente com erva-doce, por exemplo. Pode ser utilizada por aqueles que sofrem de dislipidémias, não sendo contra-indicada no caso de doenças cardiovasculares. Castanhas assadas, cozidas ou cruas? Assadas Doze castanhas assadas (± 100g) fornecem apenas 4,5g de gordura mas 17% da quantidade de fibra necessária diariamente e estão isentas de glúten, fornecendo energia de qualidade aos doentes celíacos, por exemplo. Tem 211 Kcal, 42g de carb. e 3g de proteínas. Fornecem ainda, 36% das quantidades necessárias de vitamina C, 14 % da tiamina necessária, 21% da vitamina B6 e 15% do ácido fólico, esta última habitualmente presente nos hortícolas de cor verde. Cozidas Existem 131 kcal em Castanha (100 g). Repartição das Calorias: 2,67 % gordura, 9,25  % carb e  2,67 % proteína. Cruas Existem 196 calorias em Castanha (100 g). Repartição das Calorias: 5% gordura, 92% carb e 3% proteína. Dicas e sugestões

  • Antes de assar ou cozer as castanhas, convém fazer um pequeno corte na pele, para evitar que rebentem. As castanhas devem ser bem cozidas e mastigadas para facilitar a assimilação.

  • Na loja, repare no estado da casca: a mesma deve ser brilhante.

  • As castanhas podem ser conservadas cozinhando-as numa calda de açúcar, conhecida por marron glacé.

  • No congelador, conservam-se com casca durante 3 meses. No frigorífico, em sacos de plástico perfurados, até 1 mês. À temperatura ambiente, em lugar fresco, seco e bem ventilado, até 1 semana.

Com tantos atributos é pena que a castanha não integre com mais frequência as nossas refeições, tanto em casa como na escola, podendo substituir o arroz, a massa ou a batata com frequência e com vantagens nutricionais, em particular na altura do ano que se aproxima. Mas, apesar de ser um fruto sazonal (de outono), atualmente consegue-se encontrar castanha congelada o ano todo.

Saber para emagrecer. Aprender para saudável ser! Drª Maria João Sousa

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