Buscar

Você sabe o que é o cortisol?

Atualizado: Set 28

O que é o cortisol?

O cortisol é uma hormona produzida pelas glândulas supra renais , que estão localizadas acima dos rins.

A função do cortisol é ajudar o organismo a controlar o stress, reduzir as inflamações (que podem ser distúrbios gastrointestinais devido a intolerâncias alimentares, por exemplo o glúten), contribuir para o bom funcionamento do sistema imunitário e manter os níveis de açúcar no sangue constantes, assim como a tensão arterial.

Não é fácil avaliar o impacto do stress no nosso organismo. Muitas são as situações do dia-a-dia que criam stress, tais como: o medo; o cansaço; a privação de sono; o trabalho; a dieta; entre tantas outras.

Existem pessoas que podem ter níveis baixos de agitação e preocupações mas apresentam níveis de stress muito altos com as respetivas alterações fisiológicas.

Noutros casos, vidas agitadas, cheias de ritmo a que apontemos facilmente o nome de vidas stressadas, os valores fisiológicos mantém-se inalterados.

O stress crónico (tão comum nos nossos dias) é o reflexo da forma como vivemos e é considerado como um dos principais fatores que levam à doença. O impacto no equilíbrio do corpo é brusco e determinante para o aparecimento de cancro e muitas outras doenças.


SERÁ O CORTISOL A RAZÃO PELA QUAL NÃO PERDE PESO?


Se pratica actividade física regularmente, come de forma saudável, ingere uma quantidade adequada de água e mesmo assim não consegue perder peso, a razão pode ser uma hormona chamada CORTISOL.

Os níveis de cortisol no sangue variam durante o dia porque estão relacionados com a actividade diária (normalmente são maiores no início do dia e menores à noite) bem como a serotonina, que é responsável pela sensação de prazer e de bem-estar.

Os níveis que servem de parâmetro são: de manhã ao acordar, 5 a 23mcg/dl, diminuindo ao longo do dia para 3 a 16mcg/dl, sendo que quem trabalha à noite apresenta os níveis de cortisol basal no sangue invertidos.


SINTOMAS RELACIONADOS COM OS NÍVEIS DE CORTISOL ALTERADOS


Cortisol elevado:

Mudanças de humor como raiva, frustração, ansiedade e depressão.

Cansaço permanente mesmo se a pessoa não fizer nada, quadro de apatia. Dores de cabeça.

Palpitações e/ou hipertensão.

Excesso de apetite e aumento de peso sem explicação aparente.

Problemas digestivos.

Obstipação.

Perda de memória.

Diminuição das defesas.

Rosto inchado, gordura no pescoço.


Cortisol baixo:

Depressão.

Fadiga.

Cansaço.

Fraqueza.

Desejo repentino de comer doces.


COMO BAIXAR O NÍVEL DE CORTISOL


Exercício físico. Treinar 3x por semana, mas não mais do que 50 minutos. Demasiado exercício aumenta o nível de cortisol. Nunca treinar 7 dias seguidos, descansar sempre pelo menos 2 dias. Alimentos a evitar: Cafeína, álcool, alimentos com açúcar e/ou adoçantes (especialmente aspartame) e excesso de potássio. Alimentos a consumir: Os alimentos com alta concentração de fosfatidilserinas tais como a cavala, o arenque e proteínas de alta qualidade em geral. Alimentos ricos em triptofano como o arroz integral, a soja, oleaginosas, carnes, ovos, leite e derivados. Alimentos ricos em vitamina B5 como as tâmaras, amêndoas, salmão, germe de trigo e aveia e sementes de girassol.

Comer 5 vezes por dia em porções sensatas. Não saltar refeições, pois isso produz cortisol. Dormir bem é muito importante, devem-se ter entre 8 e 10 horas de sono para que o organismo recupere.

Relaxe: procure uma técnica de relaxamento ou meditação, ioga, pilates, tai-chi, passeios a pé ou de bicicleta.

Evite estimulantes: não beba bebidas energéticas, cafeína, chá ou álcool.

Tomar suplementos anti-stress: vitamina A, vitamina C, vitamina B5, ácido fólico, zinco, ginseng, crómio e magnésio.

Beba muita água.


COMO AUMENTAR O NÍVEL DE CORTISOL


Saltar refeições aumenta os níveis de cortisol, estudos apontam para benefícios na prática de jejum intermitente (8 a 10 horas). Saber para emagrecer.

Aprender para saudável ser! Drª Maria João Sousa


30 visualizações
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black YouTube Icon
ALGUMA DÚVIDA?
RECOMENDADA__1_-removebg-preview (1).png

ESPAÇO CHI    ||